17
Fev

Papel colmeia substitui plástico bolha

O papel colmeia é uma alternativa cada vez mais adotada para substituir o plástico bolha nas embalagens. Conheça as vantagens deste material eficiente e sustentável. Saiba por que é usado na Tributus.

No centro da missão da Tributus está a sustentabilidade, um compromisso que se reflete na forma de trabalhar e em todo o processo de criação de medalhas, troféus e outro tipo de prémios, desde a gama de materiais até à embalagem. É neste sentido que a nossa empresa deixou de usar o plástico bolha para proteger os prémios dentro das embalagens e durante o seu transporte, e optou pelo papel colmeia. Mas afinal, o que é o papel colmeia e por que motivo é uma alternativa mais ecológica, mais eficiente e mais estética?

O que é o papel colmeia?

Trata-se de uma estrutura de papel kraft pensada para absorver impactos e reduzir ou evitar danos a peças ou produtos durante o armazenamento e transporte. Leve e resistente, esta estrutura assemelha-se a uma colmeia e daí o nome de papel colmeia.
No diz respeito às embalagens, o papel colmeia é uma das alternativas de preenchimento e amortecimento ao uso do plástico bolha – vamos explicar-lhe porquê.

Proteção contra impactos e térmica

Apesar de tanto o plástico bolha como o papel colmeia apresentarem uma capacidade de absorção de impactos eficaz na proteção de produtos, o papel colmeia oferece ainda isolamento térmico e resistência à humidade.

Eficiência de uso

Por outro lado, a estrutura tridimensional do papel colmeia permite que se expandido ao ser puxado e tornar-se moldável, isto é, adapta-se ao formato dos produtos. Significa que envolve melhor as peças com menos material e evita que se use outros materiais como fitas adesivas ou papel adicional. Já o plástico bolha precisa de mais camadas para envolver os produtos.

Versatilidade

Pelo facto de proteger dos impactos, das temperaturas e da humidade, o papel colmeia é usado no acondicionamento de produtos dos mais diversos setores, desde alimentar até aos prémios da Tributus.

Armazenamento e logística

Também aqui o papel colmeia ganha ao plástico bolha, que é volumoso e ocupa espaço em stock. O papel colmeia está comprimido em rolos e só é expandido na altura de acondicionar as embalagens.

Impacto ambiental

O papel colmeia é um material 100% reciclável e biodegradável, fácil de reciclar. Já o plástico bolha contribui para o aumento dos resíduos plásticos no ambiente e, para ser descartado de forma responsável, necessita de custos adicionais.

Os custos

Apesar de o papel colmeia ter um preço mais elevado do que o do plástico bolha, o facto é que as vantagens que oferece contribuem para diminui os custos finais e os desperdícios.

A estética

Por fim, o papel colmeia apresenta uma estética elegante que eleva a embalagem e confere mais valor e significado aos produtos, neste caso, aos prémios, sejam medalhas ou troféus.

Consciente de todas estas vantagens que o papel colmeia apresenta e consciente da sua missão, a Tributus só poderia optar por uma prática que contribuísse ativamente para minimizar o impacte ambiental e que agregasse valor à sua gama de produtos, aos clientes e aos seus eventos.

Imagens © Direitos reservados