12
Jun

Autarquias e instituições escolhem prémios sustentáveis

Saiba quais os 3 motivos pelos quais as autarquias e instituições escolhem prémios sustentáveis para as suas galas e eventos.

A sustentabilidade tornou-se um pilar fundamental nas decisões de autarquias, instituições e entidades públicas. Aqui, cada detalhe está sob escrutínio público – incluindo os prémios entregues em eventos, galas e cerimónias. São peças que distinguem e homenageiam, mas que também comunicam valores. É neste sentido que se destaca a preferência pelos prémios sustentáveis. Mas porquê esta mudança? Neste artigo, destacamos 3 razões claras que justificam a aposta.

1- O compromisso público com a responsabilidade ambiental

Uma vez que as autarquias, as instituições e entidades públicas representam os cidadãos, têm a responsabilidade de assumir em nome do coletivo a promoção de práticas sustentáveis. Assim, ao escolher prémios feitos em materiais ecológicos e sustentáveis, como os acrílicos e plásticos reciclados, a cortiça e a madeira, estão a demonstrar o compromisso das suas políticas e a inspirar outras organizações e empresas.

2- Inspirar e educar pelo exemplo

Em muitos contextos, as instituições e entidades públicas são referência para a comunidade e economia locais, pelo que os prémios se tornam uma ferramenta de sensibilização e de inspiração, transmitindo a mensagem de que a inovação, o talento, o sucesso e o prestígio andam de mãos dadas com a sustentabilidade.

3- A valorização da identidade local

Os prémios sustentáveis permitem a utilização de materiais provenientes da região, ajudando na redução de resíduos e desperdícios, na gestão responsável dos seus recursos naturais e na economia circular local. Desta forma, ao escolher este tipo de prémios, as autarquias e instituições estão tanto a reduzir a pegada ambiental da sua região, como a valorizar a economia, a comunidade e o património locais.

Na Tributus, temos trabalhado lado a lado com autarquias e instituições no desenvolvimento de prémios sustentáveis, personalizados e de design exclusivo, que respeitam o ambiente e refletem valores. Veja alguns exemplos:
• o prémio Gala do Desporto Paredes, em madeira e acrílico reciclado;
• o troféu Meia Maratona Douro Verde, em madeira;
• a medalha Meia de Évora, em madeira;
• o troféu Corrida do Porto de Leixões, em acrílico reciclado e madeira;
• o troféu da Corrida dos Professores e da Educação, em madeira.

Se a sua autarquia ou instituição procura peças ecológicas, alinhadas com os desafios do presente e com propósito, fale connosco.

Imagens © Direitos reservados