DIFERENÇAS ENTRE ACRÍLICO RECICLADO E PLÁSTICO RECICLADO
O acrílico reciclado e o plástico reciclado são dois dos materiais usados no fabrico de medalhas, troféus, placas e outro tipo de prémios, e que fazem parte do leque de materiais da Tributus. Se para a maioria dos consumidores acrílico e plástico são a mesma coisa, a verdade é que estes dois materiais são diferentes.
O acrílico reciclado e o plástico reciclado são dois dos materiais usados no fabrico de medalhas, troféus, placas e outro tipo de prémios, e que fazem parte do leque de materiais da Tributus. Se para a maioria dos consumidores acrílico e plástico são a mesma coisa, a verdade é que estes dois materiais são diferentes. Neste artigo, explicamos-lhe quais as diferenças entre acrílico e plástico reciclados, e quais as vantagens que a sua escolha traz para o ambiente e para o seu orçamento.
Diferenças entre acrílico e plástico
Aparentemente, acrílico e plástico são a mesma coisa. De facto, embora o acrílico seja um tipo de plástico, já o plástico não é um acrílico. Ou seja, há uma diferença entre estes materiais:
• o plástico é um policarbonato;
• o acrílico é um polímero que pertence à família dos termoplásticos, sendo muito resistente e muito durável, não perde forma, nem cor nem brilho, e é um isolante térmico e acústico.
Plástico reciclado: características e vantagens
O plástico reciclado é produzido a partir da reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo, como garrafas PET, embalagens e outros itens descartados. Este processo envolve a recolha, separação e triagem, limpeza e transformação do plástico em novos produtos. Ao utilizar este material, garante-se:
• a redução de resíduos, evitando que sejam descartados em aterros ou no oceano;
• a gestão sustentável de recursos, já que a reciclagem consome menos energia e menos recursos naturais (água, etc.) do que a produção de plástico virgem;
• a versatilidade, pois o plástico reciclado pode ser moldado em diversas formas e cores, sendo ideal para a criação de produtos personalizados.
Acrílico reciclado: características e vantagens
À semelhança do plástico, também o acrílico passa por um processo de reciclagem que apenas difere pelo facto de terem composições químicas diferentes. As vantagens do uso deste material reciclado são:
• acabamento premium: o acrílico reciclado mantém a transparência e o brilho do acrílico virgem, proporcionando um acabamento premium;
• resistência: é altamente resistente a impactos e intempéries, ideal para peças que exigem durabilidade;
• promove a sustentabilidade, já que o seu uso reduz a necessidade de novos materiais e minimiza o impacto ambiental.
Qual o melhor, acrílico reciclado ou plástico reciclado?
Não se trata de ser o melhor, mas sim de ser o mais adequado para determinado projeto e/ou produto final. A escolha destes materiais dependerá das necessidades específicas de cada projeto e/ou produto final.
O acrílico reciclado é mais adequado a projetos em que há necessidade de obter ou alcançar a transparência ou substituição do vidro, a resistência térmica, o isolamento térmico e/ou acústico, a durabilidade, entre outros aspetos, apresentando um produto final de qualidade superior.
Já o plástico reciclado é mais adequado a produtos que requerem flexibilidade e variedade de formas.
Optar por materiais sustentáveis significa uma responsabilidade ambiental e um compromisso com o futuro. Na Tributus, orgulhamo-nos de fazer nossos os Objetivos 2023 para o Desenvolvimento Sustentável, adotando práticas e processos sustentáveis.
Na Tributus, temos ajudado parceiros e clientes a tornarem os seus eventos memoráveis, ecológicos e sustentáveis. Faça parte da mudança e fale já connosco.
Imagens © Direitos reservados