05
Abr

ORITOIÇA BOA VENTURA, ILHA DA MADEIRA

A Fajã do Penedo, na ilha da Madeira, vai acolher a segunda prova Oritoiça, um conjunto de 3 provas de orientação que se realizam todos os anos na Pérola do Atlântico.

A freguesia de Boa Ventura, no concelho de São Vicente, vai ser o palco da ‘Oritoiça Boa Ventura’, uma das três provas de orientação pedestre designadas de ‘Oritoiça’ e que se inserem no calendário de competições da AORAM – Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira. Este ano, a prova decorrerá a 7 de abril e traz novos desafios aos praticantes desta modalidade.

A Oritoiça Boa Ventura, na Fajã do Penedo, Ilha da Madeira

Esta é uma das três provas de orientação urbana designadas de ‘Oritoiça’ e organizadas pela Retoiça – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa. As provas têm lugar em três localidades da ilha da Madeira e em meses diferentes, sendo que em cada ano as provas mudam de localidade.
Assim e em 2024, a primeira prova foi a de Oritoiça Arco de São Jorge, realizada no concelho de Santana, em fevereiro.
Em abril, seguir-se-á a prova Oritoiça Boa Ventura, a realizar-se no sítio da Fajã do Penedo, na freguesia de Boa Ventura, pertencente ao concelho de São Vicente. Finalmente, em setembro será a vez da última deste conjunto de três provas, a Oritoiça Ponta do Sol, a realizar-se no sítio da Lombada dos Esmeraldos, na freguesia e concelho de Ponta do Sol.
Este conjunto de provas insere-se no calendário de competições da AORAM, contabilizando para o Campeonato Regional de Orientação da Região Autónoma de Madeira

O que é a Orientação?

Trata-se de uma modalidade desportiva que consiste na escolha do melhor trajeto entre pontos previamente assinalados num mapa e no terreno e que deverá ser percorrido no menor tempo possível e sem auxílio externo que não seja uma bússola.
A Orientação é uma atividade que combina as aptidões física, cognitiva (capacidade de leitura de mapas e de concentração) e emocional (capacidade de tomar decisões e de gerir as variáveis como o tempo, as características do terreno, etc.. É exatamente pelo facto de ser um desafio para o corpo e para mente que a Orientação atrai muitos praticantes.
As provas de Orientação podem realizar-se na natureza e em espaços urbanos, e a modalidade pode ser praticada a pé, em bicicleta.
A Orientação é uma modalidade que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da sua idade e condição física, já que pode ser adaptada a vários ambientes e os trajetos serem percorridos ao ritmo de cada um. O requisito principal é querer desafiar-se a si próprio a nível

À semelhança de provas de outras modalidades, como o karaté, o padel e o trail running, também a organização das ‘Oritoiça’ escolheu a Tributus para produção dos prémios a entregar aos atletas e participantes deste evento. Se também organiza provas ou eventos e gostaria de premiar os participantes com medalhas e troféus personalizados, de qualidade premium e sustentáveis, não hesite e fale já connosco.


Imagens © Direitos reservados