Como escolher prémios para galas de fim de ano
Sabe como escolher os prémios para a sua gala de fim de ano? Siga as nossas dicas sobre materiais, personalização, orçamento e impacto nos convidados.Setembro e outubro são meses em que a maioria das empresas e instituições começam a planear as suas galas de fim de ano. Se o fim do ano é o período de balanços e de celebrações, as galas são as ocasiões ideais para se premiar colaboradores, equipas e parceiros que se destacaram ao longo do ano, reforçando laços e sentido de pertença, e dando motivação para o futuro.
Um dos pontos altos das galas é, sem dúvida, a entrega de prémios, feita com toda a pompa e circunstância. Daí que seja crucial escolher peças impactantes que reflitam a importância da ocasião e da premiação – e este é a altura certa para o fazer.
Na Tributus, ajudamos as empresas a planear e criar prémios personalizados que traduzem o valor de cada conquista e garantem que o evento seja lembrado por todos os motivos certos. Neste artigo, partilhamos dicas para ajudá-lo a definir detalhes que fazem a diferença.1- Defina o objetivo da premiação
De nada vale começar a escolher prémios sem primeiro perceber qual o objetivo da distinção e que mensagem deverão transmitir:
• pretende valorizar o desempenho dos seus colaboradores e equipas?
• pretende reconhecer a carreira de um ou mais colaboradores?
• pretende comemorar a conquista de metas de trabalho ou de vendas?
• pretende assinalar uma etapa ou um marco da história da empresa?
• outra.
Este é o ponto de partida para definir o tipo de prémio, o modelo, o material e o design da peça, seja medalha ou troféu.2- Escolha os materiais certos para o tipo de gala
A escolha do material vai definir o tom da peça e a transmitir os valores da premiação e da marca ou empresa, como tradição e solidez, elegância ou sofisticação, inovação, sustentabilidade, entre outros. Por exemplo, a madeira é perfeita para eventos institucionais e/ou com uma estética clássica e a cortiça associa-se a marcas ou eventos com ADN sustentável. Também pode combinar materiais, como a madeira e o acrílico reciclado, que substitui o cristal ou o vidro, e criar um prémio mais impactante.
3- Considere o design e a identidade visual da sua marca ou evento
O design é que transforma o prémio numa extensão da marca e bom design conta uma história e ajuda a envolver os homenageados e os convidados, contribuindo para tornar a entrega dos prémios num momento inesquecível.
Um dos primeiros aspetos a ter em conta é que a peça deve ser fácil de segurar e funcional. E claro, visualmente apelativa. Outro aspeto a considerar é a coerência do design em caso de existirem várias categorias de premiações.4- Equilibre o orçamento e o impacto dos prémios
O orçamento não tem de limitar a criatividade, basta saber onde investir e onde simplificar para manter o equilíbrio entre qualidade e custos:
• dar prioridade às premiações com mais destaque, que podem ser os Prémios de Carreira, os de Liderança ou dos de Inovação;
• reduza os custos nas menções honrosas ao manter a coerência do design;
• opte por detalhes de personalização e acabamentos que criam impacte visual sem aumentar os custos.5- Trabalhe com fornecedores de confiança e alinhados com os seus valores
A escolha do fornecedor dos prémios para a sua gala de fim de ano é decisiva para assegurar qualidade, cumprimento de prazos e um resultado final à altura da cerimónia ou evento. A par da experiência técnica, opte por empresas que:
• compreendam a importância das premiações;
• sejam especializadas em prémios personalizados;
• tenham um portefólio comprovado;
• adotem práticas sustentáveis, desde a cadeia de abastecimento aos processos de fabrico;
• façam o acompanhamento personalizado ao longo de todo o processo de compra, desde o primeiro contacto até ao serviço de pós-venda.A escolha dos prémios para uma gala de fim de ano é uma oportunidade de reforçar valores, de reconhecer talento e mérito, e de deixar uma marca positiva. Planeando atempadamente e fazendo escolhas conscientes é possível criar prémios únicos que perdurarão na memória.
Se está a planear a gala de fim de ano da sua empresa ou associação, a Tributus é o parceiro certo para desenvolver prémios exclusivos, feitos à medida do seu evento. Não hesite e fale hoje mesmo connosco.
Imagens © Direitos reservados