Tributus: a história de uma marca em ascensão
Conheça a história da Tributus: como a empresa cresceu com uma equipa dedicada, conquistou clientes estratégicos e expandiu a sua presença internacional no setor dos prémios.Num setor em que a diferenciação é essencial, a história da Tributus faz-se de etapas que espelham a visão, os valores e a capacidade de adaptação da empresa. Desde a sua criação, em julho de 2022, até à consolidação de uma base sólida de clientes, parceiros e fornecedores, e à entrada no mercado externo, a trajetória da Tributus é feita de pequenas, mas bem sustentadas conquistas. Neste artigo, vamos recordar alguns desses momentos que alavancaram o crescimento da empresa, tornando-a uma referência.
A conquista de novos clientes
Se o percurso da empresa começou com a produção de prémios para eventos desportivos, nomeadamente de trail running, depressa chegaram clientes de outros setores e regiões, fruto do reconhecimento da qualidade da Tributus. O nosso portfólio diversificou-se e passou a incluir peças para câmaras municipais, escolas e entidades públicas, empresas e marcas, e organizações desportivas internacionais. Para nós, cada novo cliente é, e sempre foi, uma oportunidade de fazer melhor, de pensar fora da caixa e inovar, e de crescer a todos os níveis.
A expansão da equipa
A Tributus arrancou com um núcleo pequeno que se agregou em torno de Paulo Ferreira e que se mantém até aos dias de hoje. O CEO apostou desde logo numa estrutura de trabalho colaborativa e versátil e na captação de talentos de diferentes áreas, valorizando a elevada competência técnica, o alinhamento com os valores do projeto, o espírito de entreajuda, a dedicação e a vontade de crescer em conjunto.
O ano de 2023 marca o início do crescimento da equipa, primeiro na força de vendas e na gestão das redes sociais, como resposta ao aumento de encomendas de medalhas e troféus. No primeiro trimestre de 2024, o núcleo de design é reforçado e, durante o segundo semestre, será a vez da área comercial. A necessidade de responder a uma procura cada vez maior por parte de clientes do mercado externo, nomeadamente, da Península Ibérica, determinou a criação do departamento de marketing e comunicação. Já nos primeiros meses de 2025, o núcleo de design passa a departamento. Com esta estrutura montada, hoje em dia a Tributus é uma empresa ágil e altamente eficiente que continua a entregar qualidade, criatividade e acompanhamento personalizado.A expansão para o mercado europeu
Como já se mencionou, a procura pelos prémios produzidos pela Tributus não se limitou aos clientes nacionais e a marca foi conquistando cota em mercados internacionais: primeiro, o mercado ibérico, seguindo-se a França, a Bélgica, os Países Baixos, a Alemanha e a Itália. A expansão para o mercado europeu e internacional é fruto da visão estratégica de Paulo Ferreira e do seu conhecimento do setor, e da capacidade de a equipa adaptar-se às necessidades específicas de cada mercado.
As parcerias estratégicas
Outra das etapas ou marcos da história da Tributus foram as parcerias estratégicas, como foi o caso com a revista/plataforma ‘Correr por Prazer’ . A Correr por Prazer é uma referência no universo do desporto e esta parceria contribuiu para trabalhar a presença da nossa marca junto de target especializado e exigente. Outro exemplo foi com o The World Battle, o maior evento internacional de break dance e que se realiza em Portugal, numa parceria que aproximou a Tributus a comunidades criativas, desportivas e culturais a nível global.
Os embaixadores da marca
Finalmente, outro momento marcante foi ter o renomado atleta de alta performance, Bruno Coelho, como o primeiro embaixador da marca Tributus. A relação com o atleta vem da época em que ele e Paulo Ferreira foram colegas de corrida e, hoje em dia, mantém-se nos valores que tanto Bruno Coelho como a marca representam – consistência, dedicação e superação.
Cada uma destas etapas espelha a cultura da nossa empresa, que procura evoluir constantemente e aposta, acima de tudo, na qualidade, na sustentabilidade e no compromisso que assumimos com todos os que trabalham e confiam na Tributus.
Atualmente, a Tributus é uma marca com identidade, visão e compromisso. Se gostaria de saber mais sobre a Tributus, quem somos e o que fazemos, venha falar connosco – no nosso showroom, por telefone +351 933 957 026 ou e-mail, pelas redes sociais ou WhatsApp, estamos à sua espera!
Imagens © Direitos reservados