O QUE É A MADEIRA DE FONTES SUSTENTÁVEIS?
Sabe o que é a madeira de fontes sustentáveis? Neste artigo explicamos o conceito, as vantagens da sua utilização para o ambiente, para a economia e para a comunidade.
No que toca à utilização dos recursos naturais e, em particular, à madeira, o aumento da consciencialização ambiental tem impactado os setores ligados a este material, como as indústrias madeireiras e a indústria do papel e da celulose, a construção civil e a indústria do móvel, exigindo-se práticas de exploração e utilização responsáveis que não comprometam a saúde dos ecossistemas e das comunidades. Uma destas práticas é a utilização de madeira de fontes sustentáveis.
O que é a madeira de fonte sustentável?
É a designação que se dá à madeira extraída ou obtida através de práticas que promovem a regeneração e conservação das florestas e dos ecossistemas. Destas práticas destacam-se as que causam maior impacto na natureza:
• A aquisição e/ou utilização de madeira com certificados de sustentabilidade, conferidos por entidades como a Forest Stewardship Council (FSC) ou o Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC) que garantem que aquela madeira é proveniente de florestas geridas de forma sustentável e que foi extraída de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável;
• A reutilização dos resíduos das indústrias madeireiras, reduzindo-se o desperdício, maximizando-se o uso de cada árvore e contribuindo para a economia circular e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais;
• A gestão responsável das florestas, que inclui o planeamento da extração, a regeneração contínua das áreas exploradas e, claro, a proteção dos habitats naturais e ecossistemas;
• A adoção de práticas responsáveis das cadeias de abastecimento, como a transparência que permitirá rastrear o percurso da madeira desde a sua origem até ao produto final, garantindo-se assim a sustentabilidade.
As vantagens de optar por madeira de fontes sustentáveis
Não oferece margem para dúvidas que a utilização de madeira proveniente de fontes sustentáveis só traz vantagens, das quais:
• A preservação dos ecossistemas, contribuindo para a proteção e renovação das florestas e da biodiversidade;
• A redução de resíduos através da reutilização dos desperdícios das indústrias madeireiras;
• A reutilização daqueles desperdícios faz diminuir a procura por novas árvores e ajuda a conservação dos recursos florestais;
• A utilização de madeira certificada é geralmente de alta qualidade, garantindo-se produtos duráveis e robustos;
• O desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
É preciso não esquecer que a madeira é um recurso natural renovável, isto é, tem a capacidade de renovação, mas que acontece a um ritmo mais lento do que o do aumento das necessidades do homem.
Por isso, é fundamental que tanto as empresas, as indústrias e os consumidores sejam e estejam cada vez mais conscientes de que a escolha de recursos de fontes sustentáveis representa um contributo decisivo para a preservação do meio ambiente.
Na Tributus, orgulhamo-nos de optar pelos materiais sustentáveis e de fontes sustentáveis para fabricar os nossos produtos. Sem prejuízo da qualidade nem da inovação, a nossa escolha permite-nos oferecer soluções criativas e personalizadas, à medida do orçamento de cada cliente, e ainda marcar a diferença no setor e na economia. Junte-se a nós para um futuro mais sustentável, peça-nos hoje mesmo o nosso catálogo.
Imagens © Direitos reservados