Já as civilizações antigas sabiam que o exercício físico traz benefícios para o corpo e para a mente, e incentivavam a prática de desportos e atividades, muitos deles adaptados de técnicas militares usadas pelos exércitos tanto em cenários de treinos como de guerra e que chegaram até aos nossos dias.
No entanto, só há poucas décadas é que se começou a relacionar o impacte profundo que a atividade física tem também na saúde mental e no bem-estar emocional, contribuindo para aumentar o índice de qualidade de vida dos indivíduos, incluindo as gerações seniores.
Descubra que benefícios pode retirar da prática regular de exercício físico e como incorporá-la de forma eficaz na rotina do seu dia a dia.
Os benefícios da atividade física para a saúde mental
A ciência comprova que o cérebro produz mais endorfinas quando o corpo está em exercício. As endorfinas são neurotransmissores produzidos pelo sistema nervoso central em resposta a estímulos que causam dor e prazer, ajudando o organismo a lidar com situações de stress, de ansiedade e mal-estar, e dor. As endorfinas ajudam a enfrentar (e até a aliviar) e aumentam a sensação de bem-estar e de prazer, o que se reflete numa melhoria significativa da qualidade do sono e do funcionamento do corpo, na redução da ansiedade, no aumento da autoestima e na manutenção da saúde mental.
• A prática regular de atividade física reduz os níveis de cortisol e promove a produção de endorfinas, melhorando o humor e reduzindo os sintomas de ansiedade e depressão;
• Ter uma rotina de exercícios pode ajudar a regular o ciclo do sono, promovendo o descanso do corpo e, sobretudo, da mente;
• Estabelecer e alcançar metas de fitness pode aumentar a autoestima e proporcionar uma sensação de realização pessoal.
Como introduzir a atividade física nas rotinas diárias
Um dos pretextos mais recorrentes para procrastinar e até evitar a prática regular de exercício físico é o de ser difícil conciliá-lo com o trabalho e as tarefas do dia a dia. Assim, e para ajudá-lo a começar a mexer-se e a cuidar da sua saúde, deixamos 4 dicas para introduzir a atividade física na sua rotina:
1. Defina metas realistas e encontre atividades de que goste e que se adaptem ao seu estilo de vida;
2. Varie os tipos de exercício para evitar o tédio e maximizar os benefícios;
3. Experimente diferentes modalidades desportivas, aulas de fitness ou atividades ao ar livre;
4. Adote pequenas mudanças nos seus hábitos, como subir escadas em vez de usar o elevador.
Nunca é tarde para começar a exercitar o corpo e adotar uma prática desportiva, ou adotar hábitos mais saudáveis e simples, como subir as escadas ou caminhar 30 minutos por dia. Por mais simples ou pequeno que seja o exercício que se faça, adotá-lo todos os dias vai ter um impacte positivo na sua vida: na saúde, no bem-estar e humor, e até no trabalho.
Imagens © Direitos reservados