As 5 grandes tendências no setor das medalhas, troféus e prémios estão a mudar paradigmas de conceção, desenvolvimento e fabrico, e a ditar novos padrões de consumo assentes na qualidade, na personalização e na sustentabilidade.
1- A Personalização
A procura por medalhas e troféus personalizados continua a crescer e deve-se, sem dúvida, ao facto de que tanto instituições públicas, empresas e organizações culturais, recreativas e desportivas (associações, clubes, centros culturais, etc.) preferem peças exclusivas que reflitam a identidade da marca.
2- Design moderno e inovador
Para corresponder à expetativa de uma peça personalizada, os especialistas na conceção de medalhas e troféus, como nós na Tributus, estão desenvolvendo designs mais contemporâneos, afastando-se dos estilos tradicionais. Assim, temos explorado as formas geométricas, as linhas limpas e abstratas, bem como elementos futuristas.
3- Sustentabilidade e responsabilidade social
Esta é, sem dúvida, a grande tendência ao nível das medalhas, troféus e prémios, e uma das bandeiras da Tributus – aliás, está no nosso ADN.
Graças à crescente consciencialização ambiental, assistimos hoje em dia, e felizmente, a uma enorme procura por artigos produzidos de forma sustentável. Isto significa que os consumidores estão atentos e informados, e vão escolher fornecedores que adotem materiais e práticas responsáveis, que reduzam o impacto ambiental.
4- A utilização de novos materiais
Consequência da anterior, a utilização de novos materiais é outra das grandes tendências. Assim, e para a manutenção da sustentabilidade, houve a necessidade de recorrer a outros materiais que não o metal e o acrílico, usados tradicionalmente no fabrico de medalhas, troféus e prémios. Materiais como a madeira, a cortiça, o vidro e o plástico biodegradável são cada vez mais utilizados, promovendo-se os 3 Rs do consumo consciente ou da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reutilizar. De que forma? Usando-se desperdícios de madeiras e de cortiça, e reciclando-se vidro e plástico. Esta é a nossa grande aposta e a prova está no nosso catálogo/portefólio.
5- Tecnologia e interatividade
Algumas medalhas e troféus já estão a incorporar elementos tecnológicos, como iluminação LED, gravação a laser em 3D e realidade aumentada, com o objetivo de apresentar uma experiência interativa como valor acrescentado do produto e de envolver as pessoas, tanto as que recebem a distinção ou prémios, como aquelas que os entregam.