21
Nov

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SETOR DAS MEDALHAS

Na indústria das medalhas, troféus e prémios a sustentabilidade está sendo encarada como o caminho que conduz à redução eficaz da pegada ambiental e à melhoria de vida de todos nós. Saiba quais as práticas sustentáveis e respetivos benefícios.

Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é encarada como o caminho a seguir na redução eficaz da pegada ambiental e, tal como se assiste em outros setores, também na indústria das medalhas, troféus e prémios se está adotando medidas e práticas que conduzem um novo paradigma de produção sustentável.

Materiais sustentáveis

O uso de materiais sustentáveis no fabrico de medalhas, troféus e prémios é, sem dúvida, a principal e mais significativa medida que contribui para minimizar o impacto ambiental, sendo também aquela cuja adoção mais resistência encontra por parte de fabricantes e clientes. Do conjunto de materiais sustentáveis fazem parte os reciclados e aqueles que provém de fontes sustentáveis (origem responsável, desperdícios e/ou sobras de outras indústrias.
Na Tributus recorremos a materiais provenientes de desperdícios e/ou sobras de outras indústrias da nossa região, reduzindo-se assim o impacto do transporte.

Produção com baixo impacto ambiental

Outra das medidas é a implementação de processos de produção com baixo impacto ambiental de modo a reduzir-se resíduos e emissões de gases.

Cadeia de abastecimento sustentável

Com a implementação de cadeias de abastecimento sustentáveis, as empresas não só alcançam o objetivo de reduzir custos de operação e aumentar a produtividade, como ainda diminuem os desperdícios dos processos de trabalho, de energia e de matérias-primas. Numa cadeia de abastecimento sustentável, a gestão (encomendas, stock, compras, produção, distribuição, etc.) é feita considerando o impacte social, económico e ambiental, no intuito de promover a saúde e bem-estar dos recursos humanos e reduzir a pegada ambiental.

Embalagens sustentáveis

A adoção de materiais sustentáveis estende-se também às embalagens, procurando-se por soluções de menor impacto ambiental – estas passam tanto pela escolha de embalagens feitas em materiais sustentáveis como pela sua reutilização.

Reciclagem e descarte responsável

Embora ainda não seja muito frequente, as empresas do setor estão incentivando o descarte responsável e a reciclagem de peças que os homenageados já não querem guardar, e a incentivar organizadores de eventos a reutilizar medalhas, troféus e prémios desatualizados. Na Tributus, temos apresentado aos nossos clientes maquetes que visam a reutilização de peças que não foram aproveitadas em eventos passados.

Certificações e rastreabilidade

Outro dos compromissos em que o setor está empenhado é o investimento em certificações que atestam, por via da Lei, a adoção de práticas sustentáveis, bem como a origem e a rastreabilidade dos materiais utilizados.

Educação e consciencialização

Por fim, e não menos importante, são cada vez mais as empresas que encaram a educação e consciencialização para a sustentabilidade como uma missão. A Tributus é uma delas, aliás, a sustentabilidade é o conceito-chave da nossa empresa. Desde o primeiro momento que trabalhamos no sentido de orientar clientes, parceiros, fornecedores e público em geral para as opções sustentáveis disponíveis.
8. Colaborações com Organizações Ambientais: Algumas empresas estão estabelecendo parcerias com organizações ambientais para promover a sustentabilidade na indústria de medalhas e troféus.

O compromisso para com a sustentabilidade foi assumido e a indústria de medalhas, troféus e prémios, liderada em Portugal pela Tributus, mostra ao mercado como a adoção de materiais e processos ecologicamente corretos contribui para melhorar as condições de vida e de saúde de todos nós, e do planeta. Junte-se a nós!


Imagens © Direitos reservados