23
Out

OS E-SPORTS E A LIGA PORTUGUESA DE PRO CLUBS

Os e-sports assumem preponderância na cultura de entretenimento e no mundo do desporto, conquistando jogadores e fãs. Em Portugal, a Liga Portuguesa de Pro Clubs é uma das competições mais relevantes dos desportos eletrónicos, em especial do efootball.

À semelhança do que acontece lá fora, também por cá os e-sports ganham peso, crescendo o número de jogadores e de público que assiste às transmissões das competições, seja em modo presencial seja online ou em plataformas de streaming. Das competições com mais relevância em Portugal destaca-se a Liga Portuguesa de Pro Clubs. Vamos conhecer do que se trata.

Afinal, o que são os e-sports?

O termo é inglês e é a abreviatura de “electronic sports” (“desportos eletrónicos” em Português), a designação dada à modalidade competitiva de videojogos ou jogos virtuais, isto é, às competições organizadas nas quais os jogadores, profissionais ou amadores, competem em equipa ou individualmente, como explica a Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE). Para se jogar utiliza-se o computador, a consola ou os dispositivos móveis.
Os jogos abrangem uma variedade de géneros, desde estratégia em tempo real até simulações de desporto, como o futebol ou provas automobilísticas.
Muitas destas competições são transmitidas ao vivo para uma audiência que assiste online ou em eventos presenciais, acompanhando e apoiando os seus jogadores e equipas favoritos.
Os e-sports são um entretenimento que proporciona uma forma diferente de participar no mundo do desporto, independentemente de se ser jogador ou não, pelo que tem cativado públicos de todas as idades.

E-sports e gaming

Desengane-se quem considera tratar-se da mesma coisa. Não é, e a FPDE esclarece que «o gaming consiste no ato de uma pessoa jogar um videojogo, de forma regular ou esporádica, sem uma componente competitiva organizada».

Os e-sports em Portugal

Em Portugal, à medida que os videojogos foram ficando mais populares cresceu o interesse pelas competições de jogos eletrónicos e, hoje em dia, os e-sports contam com milhares de adeptos que competem ao mais alto nível em títulos como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) ou FIFA, entre outros. E apesar de em Portugal os e-sports não terem a mesma projeção que em outros países, é inegável a importância que esta indústria já tem no mercado – tanto que os principais jornais, revistas e canais já incluem secções dedicadas única e exclusivamente aos e-sports e ao gaming, como é o caso da RTP, da SIC, do SAPO, d’O Jogo ou d’O Record.

Liga Portuguesa de Pro Clubs, o que é?

A Liga Portuguesa de Pro Clubs é uma das principais competições de e-sports em Portugal, com a particular de ser organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. Tem por base a plataforma do jogo de futebol virtual FIFA da Electronics Arts (EA Sports) e é disputada em paralelo com os campeonatos nacionais de futebol. No formato desta competição de efootball, os jogadores jogam em equipa, representando cada um deles um futebolista em campo. A par do entretenimento, promove a comunicação e coordenação entre colegas e o espírito de camaradagem, é uma oportunidade de competir ao mais alto nível e de representar Portugal em torneios internacionais.
É por isto que participar na Liga Portuguesa de Pro Clubs se revela uma experiência única e que não seja de admirar que atraia tantos jogadores de e-sports e fãs de futebol.

Atualmente, os e-sports desempenham um papel na cultura contemporânea e são uma indústria em crescimento, a nível global e em Portugal. Para marcas, empresas e organizações os e-sports são um meio de comunicar produtos, serviços e identidade corporativa; para os jogadores são uma forma de ganhar prémios, patrocínios e reconhecimento.
Um reconhecimento que é simbolizado através da entrega de medalhas e troféus, peças cuja conceção, desenvolvimento e fabrico são a especialidade da Tributus.


Imagens © Direitos reservados