03
Jun

JOGOS OLÍMPICOS: A ORIGEM DAS MEDALHAS DE OURO, PRATA E BRONZE

Conheça o motivo pelo qual se atribui as medalhas de ouro, prata e bronze aos atletas dos Jogos Olímpicos, que este ano se realizam em Paris.

Aproximando-se a passos largos os Jogos Olímpicos 2024, a maior celebração do desporto mundial que esta edição decorre em Paris, resolvemos partilhar algumas curiosidades sobre este evento. Neste artigo, vamos explicar a origem da atribuição das medalhas de ouro, prata e bronze.
Os Jogos Olímpicos, uma das maiores celebrações do desporto mundial, têm uma longa história que remonta à Grécia Antiga. Mas foi apenas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1904, realizados em St. Louis, nos Estados Unidos, que a classificação de medalhas como ouro, prata e bronze foi introduzida.

Porquê a existência das medalhas?

O objetivo de distinguir a classificação obtida pelos atletas através da entrega de medalhas de ouro, prata e de bronze foi o de reconhecer o esforço de anos de treino árduo, de dedicação e de sacrifício pessoal, e até das famílias dos atletas. Foi uma forma de incentivar a competição saudável e o espírito dos Jogos.
Apesar de os Jogos remontarem à Antiguidade Clássica, nomeadamente à Grécia Antiga, foi só em 1904 na edição de St. Louis, nos Estados Unidos da América, que começou a atribuição das medalhas de ouro, de prata e de bronze.
E desde então, esta forma de reconhecimento tornou-se uma forma de avaliar o desempenho dos atletas em competição e as medalhas passaram a ser ícones que inspiram pessoas de todo o mundo.

O significado das medalhas de ouro, de prata e de bronze

Mais importante do que o valor intrínseco destes metais preciosos, é que cada um deles representa e o que significa para um atleta receber uma destas medalhas. Assim, a medalha de ouro simboliza a excelência máxima e a conquista suprema, e é atribuída ao atleta que se classificou em primeiro lugar. Depois, quem se classificou em segundo lugar recebe a medalha de prata que simboliza um desempenho notável. Finalmente, ao terceiro lugar é atribuída a medalha de bronze que simboliza um desempenho de honra e de mérito.

A atribuição de medalhas estendeu-se a outros eventos desportivos, tornando-se uma forma de reconhecer as conquistas dos atletas e um símbolo do espírito desportivo.

Numa época em que a sustentabilidade do planeta e do homem está na ordem do dia, são cada mais os organizadores que optam por materiais ecofriendly, reciclados e de fontes sustentáveis como os que usamos nas medalhas da Tributus: a madeira e a cortiça oriundas dos desperdícios das indústrias do mobiliário e da cortiça, os acrílicos reciclados provenientes dos oceanos, as tintas e os processos de fabrico amigos do ambiente.


Imagens © Direitos reservados