QUAIS AS NOVAS MODALIDADES DOS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024?
Os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 vão marcar a História desta prova centenária: é o regresso a França após 100 anos e a estreia de modalidades desportivas em competição, como o breaking dance. Conheça as novidades neste artigo.
Os Jogos de Paris 2024 prometem ser um marco na História dos Jogos Olímpicos e do Desporto, quer pelo facto de regressarem a França após 100 anos desde a última edição neste país, em 1924, como pelo facto de se alargar o leque de modalidades. É o reflexo das tendências globais de hábitos e estilos de vida, como a adoção de práticas desportivas de estilo livre e criativo, como o break dance e o skateboarding.
O breaking dance
A inclusão desta modalidade é, sem dúvida, a que melhor reflete a mudança do paradigma da prática de atividade física – hoje em dia, a prática de exercício físico não está limitada ao desporto e abrange outras atividades como a dança. Apesar de nas provas (ou batalhas) de breaking dance os b-boys e as b-girls disputarem os títulos em grupo e a solo, nos Jogos Olímpicos vai ser uma competição individual.
A escalada desportiva
Esta modalidade fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e viu garantida a presença nesta edição de Paris graças à popularidade que ganhou entre o público. Na vertente competitiva, a escalada desportiva exige aos atletas força, agilidade e estratégia, e estes são avaliados nos parâmetros de velocidade, boulder e de dificuldade.
O skateboarding
O skateboarding também se estreou como modalidade olímpica na edição de Tóquio 2020 e mantém-se nestes Jogos de Paris. Em competição, os atletas disputarão as provas de street e de park.
O surf
Eis outro desporto que se mantém como modalidade olímpica depois de ser incluída pela primeira vez nos Jogos de Tóquio.
O basquetebol 3×3
O basquetebol 3×3 é uma versão mais rápida, intensa e dinâmica do basquetebol tradicional, atraindo cada vez mais praticantes e adeptos. Foi nos Jogos de Tóquio que o basquetebol 3×3 se apresentou como modalidade olímpica e, tal como o surf, o skateboarding e a escalada desportiva, vai manter-se nestes Jogos de Paris graças à popularidade que teve junto do público e, em especial, das camadas mais jovens.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 vão insuflar uma nova dinâmica a esta competição, atraindo um público mais vasto, mais jovem e diferenciado, aumentando o seu impacte na prática desportiva a nível global e mantendo acesa a chama olímpica – símbolo da pureza, da amizade, da razão e da paz, e do elo entre os deuses e os homens.
Se gostou deste artigo, continue a acompanhar-nos. Aqui no blog ou nas redes sociais, a Tributus está sempre perto de si. Se tiver sugestões ou quiser conhecer-nos, a nós e ao nosso catálogo, não hesite em falar connosco.
Imagens © Direitos reservados