11
Abr

COMO PREPARAR-SE PARA PROVAS DE TRAIL RUNNING

São 6 dicas para maximizar o desempenho e evitar lesões, desfrutando do treino e preparar-se para enfrentar o desafio que é uma prova de trail running.

Desengane-se quem pensa que basta calçar as sapatilhas e correr pelos trilhos para se preparar para uma prova de trail running. Na verdade, é preciso um pouco mais do que isto. Para ajudar quem se inicia agora neste tipo de modalidade, o CEO da Tributus, Paulo Ferreira, partilha 6 dicas essenciais que o ajudarão a levar o seu treino a outro nível e enfrentar o desafio.

1- Conhecer o terreno

Antes da prova, desloque-se até ao local da mesma e estude o percurso de modo a conhecer os tipos de terreno que irá encontrar, os seus desníveis e irregularidades, a vegetação e os obstáculos. Desta forma, vai poder adaptar o treino, escolher o equipamento adequado e ficar familiarizado com os trilhos que irá percorrer no dia da prova.

2- Treinar em terrenos semelhantes aos da prova

Sempre que possível, treine em terrenos com características semelhantes aos da prova: os desníveis positivos e negativos, a vegetação e a paisagem, obstáculos naturais (ex.: troncos caídos, cursos de água, etc.). Se conseguir treinar em percursos com trilhos técnicos semelhantes, melhor ainda. Isto vai ajudá-lo a desenvolver a resistência e a técnica necessárias para lidar com os desafios da prova.

3- Testar a estratégia de alimentação e hidratação

É durante os treinos que se testa o plano de nutrição e de hidratação, experimentando quais os alimentos e ingredientes que funcionam melhor para si. É de extrema importância ter noção de como o seu corpo reage a diferentes opções e escolher aquela que dá resposta às exigências da prova, evitando assim eventuais problemas no decurso da mesma.

4- Fortalecer o corpo

Sendo uma modalidade de corrida na natureza cujos trilhos são de distâncias variadas, em terrenos que têm características das mais variadas, ora subidas, ora descidas, e sujeita às condições climatéricas do momento, é essencial preparar a resistência, a agilidade e força do corpo para responder a todos estes desafios. Assim, dedique parte do seu treino à musculação para prevenir lesões e melhorar a sua performance.

5- Treinar a mente

Como nos explica Paulo Ferreira, o trail running é desafiante tanto a nível físico como a nível mental, já que correr grandes distâncias na natureza, e durante muito tempo, é estar em alerta constante para as circunstâncias do momento e que podem ser desde a mudança de clima ao confronto com um animal. Assim, para fortalecer a mente, adote técnicas de visualização e mentalização durante os treinos. Peça aconselhamento ao seu treinador.

6- Descansar

É frequente o descanso ser subestimado, mas a verdade é que é tão importante quanto a preparação física. É fundamental dar tempo ao corpo e à mente para se recuperarem dos treinos, que deverão diminuir de intensidade à medida que se aproxima a data da prova, de modo a evitar lesões e fadiga.

Como vê, o treino adequado é essencial para garantir um bom desempenho na prova, para alcançar os seus objetivos e ter uma experiência gratificante. Se gostou destas dicas, continue a ler os nossos artigos e acompanhe-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.


Imagens © Direitos reservados