As medalhas são símbolos de honra, de conquista e de reconhecimento, de prestígio e de mérito, sendo que algumas tornaram-se extremamente disputadas, como é o caso das dos Jogos Olímpicos e de outras competições desportivas de nível global.
Uma breve História das medalhas
Já os povos pré-clássicos usavam objetos considerados místicos (conchas, pedras, cornos e dentes de animais, etc.) e artefactos (esculpidos em madeira ou pedra) para distinguir alguns indivíduos pela sua bravura ou pelos poderes de cura ou magia. Os gregos e romanos usavam coroas de louros para honrar atletas e heróis militares.
A origem das medalhas propriamente ditas remonta à Idade Média e a sua palavra em latim significava «moeda de pouco ou sem valor». Eram peças em metais cunhadas à semelhança das moedas, sem o seu valor monetário e com inscrições e figuras alusivas a entidades religiosas..
A História das medalhas, ou medalhística, confunde-se com a das moedas, ou numismática, já que as moedas apresentavam inscrições e figuras..
Foi graças aos Jogos Olímpicos da era moderna (1896) que as medalhas ganharam outra dimensão.
Ao longo dos tempos, o design das medalhas foi evoluindo: formatos e tamanhos variados, gravações e relevos intrincados, algumas até incorporam elementos da mais atual tecnologia, como códigos QR e hologramas. Na Tributus, essa evolução está bem presente, já que fabricamos medalhas de vários formatos e tamanhos, mas em materiais e tecnologia que respeitam o meio ambiente.
Cada medalha, uma história
É verdade, cada medalha é única e conta uma história, e isto não se deve ao design ou formato, mas ao facto de ser pensada e criada para celebrar e recordar momentos únicos.
Por exemplo, as medalhas militares são concedidas em reconhecimento de atos de heroísmo e bravura, e de distinção por serviço e mérito. Geralmente, são entregues pelos mais altos representantes de um país ou entidade, como é o caso dos Presidentes da República ou de casas reais, como a de Espanha, a do Mónaco ou do Reino Unido. De valor incalculável, são passadas de geração em geração como um tesouro de família..
Já as medalhas de competições desportivas, de dança, de cultura e arte, como os festivais de cinema, concedidas para distinguir o mérito ou conquista de uma pessoa ou de um grupo: o melhor filme, o primeiro lugar numa prova, etc...
Como vê, as medalhas têm desempenhado um papel significativo na sociedade, ao longo da História. Têm contribuído para imortalizar pessoas, feitos e acontecimentos únicos, como a subida ao pódio olímpico das equipas portuguesas da prova equestre em 1924 e da prova de esgrima em 1928, ou dos atletas Rosa Mota, Alexandre Yokochi e Carlos Lopes, que o país assistiu, emocionado, na televisão.
Hoje em dia, a Tributus também tem o privilégio de ajudar a concretizar este tipo de sonhos e partilhar emoções – criamos e fabricamos medalhas, troféus e prémios de inúmeras provas e eventos nacionais e internacionais, num tributo a atletas, pessoas e entidades.
Imagens © Direitos reservados