São 7 dicas essenciais para dominar os trilhos de trail running com confiança e em segurança, e desfrutar de uma aventura inesquecível e muito gratificante.
O trail running é uma modalidade que alia o contacto com a natureza ao prazer de correr e de superar
os desafios imprevisíveis dos trilhos naturais. Paulo Ferreira, atleta medalhado de ultra trail e fundador da Tributus, ajudou-nos a reunir 7 dicas para que quem está a iniciar-se na modalidade possa desfrutar ao máximo da corrida e ter uma experiência verdadeiramente gratificante.
1- Conheça o terreno
É aconselhável pesquisar sobre a zona onde se localiza o trilho que pretende percorrer, melhor ainda se puder visitar essa área – vai ajudá-lo a compreender o terreno e respetiva altimetria, e a preparar-se adequadamente para a corrida.
2- Escolha o calçado adequado
No artigo dedicado ao trail running, explicámos que para se iniciar na modalidade não é necessário equipamento específico, como acontece em outras modalidades (algumas exigem mesmo regras de vestuário, como o ballet, o ténis ou o golfe), mas chamámos a atenção para o calçado.
De facto, faz toda a diferença escolher e investir em sapatilhas de trail running com bom amortecimento para absorver o impacto e boa tração para proporcionar maior aderência ao terreno, reduzindo o risco de lesões.
3- Mantenha-se hidratado
A hidratação é crucial, e mais ainda quando se vai percorrer trilhos longos e em dias mais quentes. A água é daquelas coisas que vai ter mesmo de levar consigo, mesmo que signifique levar peso extra, como recomenda Paulo Ferreira.
4- Esteja preparado para as mudanças climáticas
Como diz Paulo Ferreira, «na montanha tudo pode acontecer, pode estar tudo bem e, de repente, [o clima muda] e fica tudo mal com intempéries». E de facto, é verdade, os imprevistos acontecem, mesmo que seja numa única corrida. Por isso, é preferível levar uma mochila com água, peças de roupa mais quentes e um impermeável para a chuva. Se o trilho foi em alta montanha, então, é mesmo imprescindível transportar o kit básico que inclui estas coisas.
5- Conheça os sinais de emergência e tenha um sistema de localização (GPS)
Aprenda a sinalética para percursos terrestres e de trail running, bem como as técnicas básicas de primeiros socorros e/ou situações de emergência. E leve consigo um telemóvel com a bateria a 100% e com GPS.
6. Respeite a natureza
O contacto com a natureza que o trail running proporciona é apontado pelos praticantes e atletas como o motivo principal pelo qual preferem esta modalidade à corrida em estrada. A natureza, na sua beleza e desafios, acaba por ser o “protagonista” principal deste desporto, por isso, devemos respeitá-la. Assim, esforcemo-nos para reduzir ao máximo a nossa pegada e ajudar na preservação do ambiente em que corremos: não deixe lixo nos trilhos e siga as indicações da sinalética para manter a flora e fauna intocadas.
7- Aproveite a Paisagem
Finalmente, a nossa última sugestão é a de apreciar a paisagem: tire um momento, olhe ao redor e desfrute. «O trail dá-nos este privilégio de estar em locais únicos. O nosso país tem paisagens deslumbrantes e algumas delas só se conseguem aceder pelos trilhos, são desconhecidas da maioria das pessoas», revela Paulo.
Gostou das sugestões que preparámos para si? Então, continue a acompanhar-nos, aqui ou nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn). Se precisar de mais sugestões de trail running, não hesite em enviar um mail ao Paulo Ferreira – ele vai ter todo o gosto em ajudá-lo.
O nosso website utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a sua utilização.OKPolítica de Cookies.