5 MOTIVOS PARA TER TROFÉUS DE PARTICIPAÇÃO NO DESPORTO INFANTIL
Os troféus de participação contribuem para aumentar os índices de motivação e autoestima nas crianças e adolescentes. Este é apenas um dos 5 motivos pelos quais deve mesmo incluí-los em provas e eventos desportivos. Saiba mais neste artigo.
Hoje em dia, o desporto e o exercício físico são parte integrante da vida de qualquer criança e é frequente participarem em eventos promovidos pelas escolas, clubes ou academias onde praticam diferentes modalidades, como a ginástica, a natação, o futebol, o judo, o ballet ou o hip-hop. E apesar de nem todas as crianças terem aptidão natural para se tornarem atletas, a verdade é que não há quem não goste de receber uma medalha, troféu ou prémio – incluindo os de participação.
Se nos adultos receber um daqueles objetos de reconhecimento faz maravilhas nos índices de motivação e autoestima, então imagine o efeito que tem nas crianças!
Partilhamos consigo 5 motivos para atribuir troféus de participação nos eventos desportivos infantojuvenis.
1- Incentivar a prática de desporto e atividade física
Os troféus de participação são uma forma de incentivar a prática de desporto e a participação em provas e eventos, porque os troféus têm associado o valor intrínseco do reconhecimento do esforço e do empenho, do mérito de conquistar objetivos pessoais.
2- Transmitir o valor intrínseco do esforço e empenho
Como já mencionámos, os troféus representam o reconhecimento do mérito de alguém, seja porque é o melhor naquilo que faz, seja porque alcançou determinada meta – o importante é que simbolizam a recompensa pelo empenho, o esforço, a dedicação e a perseverança de alguém em atingir os seus objetivos, que podem ser os de participar num evento ou prova. Assim, os troféus de participação são uma forma de transmitir e ensinar às crianças valores que serão pilares para a vida.
3- Elevar a confiança e autoestima
Tal como nos adultos, também nas crianças a falta de confiança em si mesmas pode ser uma barreira à participação em provas – às vezes, é de tal forma intransponível que as impede até de experimentar qualquer tipo de atividade física. Para aquelas crianças que não gostam do exercício físico ou que se isolam, os troféus de participação podem funcionar como gatilhos psicológicos para ajudar a lidar com a autoestima, a frustração ou o medo, já que os troféus de participação representam o resultado positivo de terem arriscado sair da zona de conforto.
4- Promover a inclusão e criar relações saudáveis
Todos conhecemos as vantagens que o desporto e a atividade física aportam à saúde, ao bem-estar e ao desenvolvimento psicomotor da criança, mas também sabemos que, por vezes, o espírito de competição é mal gerido, criando-se ambientes de rivalidade e de estigmas negativos que resultam na marginalização de crianças e adolescentes. Provas e eventos desportivos que atribuem medalhas ou troféus a todos os participantes, realçando que todos são vencedores, independentemente de quem foi o primeiro, ajudam a promover a inclusão, a construir relações saudáveis com o desporto e com os outros, e a cimentar valores de vida: o espírito de equipa e de união, a amizade, a autoestima equilibrada e a mente ativa.
5- Motivar o desenvolvimento pessoal
Os troféus de participação são excelentes gatilhos de motivação, incentivando a criança e adolescente a continuar a praticar desporto ou atividade física, e a atingir os seus sonhos.
Se dirige uma academia, uma escola ou uma associação desportiva e está a preparar um evento dedicado a crianças e adolescentes, considere atribuir prémios de participação a todos os inscritos. As crianças e adolescentes, família e amigos, todos vão agradecer e envolver-se ainda mais.
Na Tributus, somos especialistas em desenhar e desenvolver troféus personalizados, e vamos ajudá-lo a homenagear os vossos atletas. Não hesite e venha falar connosco. falar connosco.
O nosso website utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a sua utilização.OKPolítica de Cookies.